Margareth Diniz
Escritora e professora
Margareth Diniz nasceu no pequeno povoado de Naru, município de Barra do Corda (MA). Viveu parte da infância e juventude em Belém (PA) e, mais tarde, passou muitos anos entre os rios e igarapés da região das ilhas do Marajó, experiências que marcaram profundamente sua escrita. Desde 2010, reside no Amapá, onde atua como professora de Geografia na rede estadual.
Sua vivência entre os ambientes ribeirinhos do Norte e a experiência de migração inspiraram suas obras literárias. No romance A ponte, memórias de lírios d’água, ela narra a vida de mulheres que lutam para sustentar seus filhos e se apoiam na sororidade como caminho de resistência nas comunidades alagadas de Macapá.
Também autora da coletânea de contos Amores de sombras e labirintos, Margareth explora amor, perda e solidão em cenários que vão de casarões assombrados a vilarejos remotos — sempre permeados por sua sensibilidade para o humano e o ambiente.
Com formação e atuação que atravessam geografia, cultura e narrativa, Margareth Diniz constrói uma voz literária que acolhe as margens, visibiliza histórias ribeirinhas e celebra a resistência e o afeto no cotidiano.
Obras da autora

A ponte, memórias de lírios d'água
é um romance que conta a história de uma mulher que luta para criar os filhos depois que o marido desaparece sem deixar vestígios.
Com as dificuldades de morar em uma parte alagada da cidade, ela constrói com outras mulheres, fortes laços de afeto e solidariedade, necessários como estratégia de sobrevivência em um ambiente marcado pela pobreza e pela violência.

Amores de sombras e labirintos
é uma coleção de contos que explora o amor, a perda e a solidão, revelando as sombras que habitam o coração humano. Os cenários se alternam entre paisagens exuberantes, um casarão assombrado por ecos do passado e vilarejos remotos.
Nesse universo, os personagens transitam, sem passado, ou atormentados por memórias distantes, ou aínda buscando redenção em meio às lutas diariamente travadas. São figuras marcadas por paixões intensas e destinos que se tocam.

.png)