Liduina Vidal
Escritora e professora
Liduina Vidal é uma mulher nordestina, professora e escritora cearense apaixonada pela arte de contar histórias. Sua trajetória literária é marcada pela sensibilidade e pelo compromisso em valorizar a cultura e o imaginário popular nordestino, especialmente através da literatura infantojuvenil.
Publicou obras reconhecidas por editais culturais e programas de incentivo à leitura, como O Muro e o Jardim (Coleção Paic Prosa e Poesia – SEDUC, Governo do Estado do Ceará, 2017) e A Pajé, o Poty e os Primos (Mais Paic Mais Literatura – SEDUC, Governo do Estado do Ceará, 2018).
Em 2022, foi contemplada no XII Edital de Incentivo às Artes da Secult Ceará com o livro Meu Bisavô é Amigo do Curupira, e novamente selecionada no Edital de Incentivo às Artes – Literatura SecultFor 2022, com Os Guardiões da Sabedoria. Mais recentemente, em 2024, teve seu livro A Pedra de Resina Perfumada selecionado no Edital Ceará das Artes – Literatura Secult-CE.
Além de escritora, Liduina é ativa na cena literária cearense, integrando coletivos como Autores Independentes do Ceará, Mulherio das Letras Ceará e o Movimento Literário BORALER+. Também compartilha suas experiências e reflexões sobre literatura e educação em seu blog Tecendo Palavras, Redendo Histórias e no Instagram @liduinavidalescritora.
Suas obras dialogam com o público infantojuvenil e adulto, sempre com mensagens de sabedoria, ancestralidade e encantamento — marcas de uma autora que transforma palavras em sementes de imaginação e aprendizado.
Obras da autora

Meu bisavô é amigo do Curupira
O bisavô, numa conversa com seu bisneto, conta as memórias de uma infância feliz no interior do Ceará. Duas gerações distintas são embaladas pela narrativa pra verdadeira, pra fictícia onde o Curupira chega para ser amigo do bisavô e salvá-lo. Aventura, emoção, família, folclore, e meio ambiente fazem parte da história da amizade do bisavô e o Curupira.

Os guardiões da Sabedoria
Uma atividade escolar pode se transformar em aventura?
Depois de escolhido o tema para feira cultural, Maju, com ajuda da sua mãe e de seu bisavô, vai conhecer os quatro guardiões. A sabedoria dos mais experientes e a curiosidade infantil se juntam nessa história. Nossa heroína seus familiares e amigos se envolvem uma aventura cheia de significados e narrativas que se entrelaçam e promove um amplo conhecimento do nosso passado, os povos originários, um respeito pelo nosso presente e um anseio por dias melhores com decisões mais sábias sobre o cuidado com a natureza, os animais, os alimentos, os livros e toda forma de riqueza ancestral. Descubra nessa jornada o valor do diálogo, da sabedoria dos anciões e a importância do conhecimento da nossa história na construção da nossa identidade.

A pedra de resina perfumada
No coração de uma floresta que sussurra segredos, Julieta, a mais nova de uma família composta por quatro mulheres, encontra com a figura enigmática da Velha das Borboletas e recebe de suas mãos a pedra de resina perfumada. Essa pedra é o elo entre essas mulheres e é através dela que Julieta descobre o que fará no futuro. PEDRA DE RESINA PERFUMADA é um livro infanto-juvenil que valoriza a memória, a existência de mulheres de várias gerações e o contato solene com a natureza, que nessa obra não funciona apenas como cenário da narrativa, mas é fundamental para a formação da identidade das personagens e o respeito pelo mundo em que vivem. Tudo é contado como se as palavras fossem levadas pelo vento que também carrega as folhas das árvores e as borboletas. TODA MULHER PODE SER O QUE QUISER SER é a mensagem que voa feito borboleta ao longo das páginas mágicas do livro.

.png)